top of page
1wnb faixa larga cabeçalhopng.png

Tipos de Entidades

ONGs OSCs OSCIP e projetos independentes 

Primeiramente precisamos explicar quais as diferenças​

ONG

Excluídas as cooperativas e as entidades religiosas, vamos começar pela sigla ONG (Organização Não Governamental). Apesar da sigla não constar no ordenamento jurídico brasileiro, ONG é um termo amplamente utilizado para representar as entidades do terceiro setor de modo geral. Mas o que é uma ONG? Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que realiza atividades de fins públicos, mas não faz parte do governo. Ou seja, associações e fundações, quando organizadas sem finalidade lucrativa, são consideradas ONG.

OSC (Organização da Sociedade Civil)

É a denominação prevista na lei para as ONG, criada pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Ou seja, é um sinônimo de ONG. A denominação OSC deixa claro que a organização é não governamental, mas ainda assim pode fazer parcerias com os entes públicos. Ou seja, uma organização que é da sociedade civil e que se relaciona com a sociedade como um todo, inclusive o governo.

PROJETOS INDEPENDENTES

São projetos criados por qualquer pessoa civil ou entidade não cadastrada. Pode ser uma atividade criada por um professor em que é aplicada fora de hora do turno escolar, por um grupo de amigos, ou por uma empresa privada, cujo objetivo é desenvolver ou criar empoderamento de alguma maneira em um nicho da sociedade ou região. 

OSCIP

Agora entramos nos títulos. Um título é um reconhecimento público de que a organização se enquadra em determinadas condições. Para que a organização sem fins lucrativos adquira o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), ela precisa requerer isso junto ao Ministério da Justiça, apresentando documentos e comprovações de que sua atividade se enquadra em critérios pré-definidos na lei, além de manter seu cadastro atualizado periodicamente. Essa titulação não é obtida de forma automática. E por que obter o título de OSCIP? Trata-se de um título que garante às organizações o direito de pleitear repasses de verbas públicas para financiar suas atividades, através dos termos de parceria com o setor público. Esses termos trazem maior transparência à relação, tanto quanto ao alcance dos objetivos pretendidos quanto à prestação de contas.  Outra vantagem é no âmbito privado, em relação aos impostos pagos por empresas. As companhias que são tributadas pelo regime de Lucro Real podem doar até 2 % do seu resultado operacional às OSCIP e terem esse valor abatido no cálculo do Imposto de Renda a pagar. É uma alternativa interessante para as companhias que buscam fazer doações ao terceiro setor. Além de OSCIP, as OSC podem requerer outros títulos junto ao setor público, a exemplo dos títulos de OS (Organização Social) ou de CEBAS (Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social), dependendo do tipo de atividade desenvolvida. Mas vale ressaltar que muitas vezes esses títulos são não-cumulativos, ou seja, optando-se por um, renuncia-se aos demais. ​ Resumidamente:  Uma organização do terceiro setor pode ser chamada de ONG ou de OSC.  Conforme a realidade de cada entidade, pode pleitear títulos junto aos entes públicos, como os de OSCIP, OS, CEBAS ou de utilidade pública, a nível estadual ou municipal. Então fiquem ligados: toda OSCIP é uma ONG ou uma OSC; mas nem toda ONG ou OSC é uma OSCIP.

Conheça as entidades

ALBERGUE NOTURNO

Albergue Noturno de Itu

Rua Maestro Jose Vitorio, 70 CEP: 13.300-075, Itu- SP

Presidente: Carlos Mendes

Atuação: Oferece moradia temporária para moradores de rua, garantindo alimentação e higiene; além de ser um ponto de apoio para reuniões de grupos de outras entidades.

 

Necessidades: voluntários para acompanhar e auxiliar na organização da casa, mantimentos, e produtos de higiene pessoal.

​CNPJ: 50234780000102

(11) 40230085

albergue noturno itu.jpg
anjos do resgate itu.jpg

ANJOS DO RESGATE

PROJETO ANJOS DO RESGATE

Anjos do Resgate é um projeto social que leva comida e amor, abraço e cobertor, para a população de rua e famílias carentes na cidade de Itu. Sem religião, sem bandeira política, só amor ao próximo.

"Não temos placas de igrejas ou religiões, não discutimos política partidária, aqui, a única exigência é: o amor ao próximo."

Necessidades: mantimentos, cobertores, produtos de higiene e voluntários para a preparação das refeições.Abaixo alguns pontos para entrega:

  • Rua Manoel Silveira de Camargo, 151, Vila São Francisco (após as 12hs até às 19:30)

  • Rua Ignácio Rodrigues de Ávila, 155, Padre Bento, Agro Padre Bento (horário comercial)

  • Rua Graciano Geribelo, 1044, Bairro Alto (Vidraçaria Eduardo, horário comercial).

  • Rua Ignácio Rodrigues de Ávila, 225, casa da Sil (residencial)

ONG BOM SAMARITANO

ONG Bom Samaritano Itu

Rua Ignácio Rodrigues Dávila 317, Vila Pedro Bento -Itu-SP

Atuação: Amparar enfermos hospitalizados e sem acompanhantes em Itu e região, dizendo “Estamos com vocês”

Necessidades: precisam de voluntários para acompanhar enfermos em hospitais, ou em casa; alimentos, produtos do vestuário para bazar.

(11) 99918-2127

bom samaritano itu 2.jpg

CAVI

Centro de Apoio Valorização a Infância

Rua Prof Antonio de Almeida Prado, 150, tu- SP

Presidente: Sandra Molini

Atuação: Atendem crianças de 07-12 anos, fora do hr escolar, oferecendo-lhes atividades que possibilitem uma aprendizagem através de recreação e lazer, atividades físicas, artesanato, integração tecnológica, incentivo à leitura e à arte; assistência social com fortalecimento ao vínculo familiar e atividades complementares, como: dança, desenho, música, teatro, canto, esporte, informática, reforço escolar etc.

Necessidades: verba para custos fixos, voluntários, brinquedos, ajuda com uniformes e vestimentas para lutas.

(11) 940621916

cavi itu 2.jpg
CEAPI MARCOS FORMIGUINHAS.jpeg

CEAPI

Centro de Apoio a Infância

Rua Leonardo Piunti, 301, CEP 10.304-250, São Luiz

Itu- SP

Coordenador: Marcos

CNPJ: 57048571000113

Atuação: atendimento gratuito e permanente, na esfera educacional, cultural, esportivo e social, a crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e formação cidadã. Tem como objetivo resgatar o papel socializador da família, através de ações socioeducativas, passeios socioculturais e recreativos.
Atende crianças com idade de 03 anos a 05 anos.

(11) 40245788

CRECHE MAEZINHA

Lar e Creche Maezinha

Av Francisco Ernesto Faver - 136 CEP 13309-290 Rancho Grande

CNPJ: 50234723000123

Atuação: Creche escola de acolhimento de crianças na primeira infância.

Visitamos em 2019 para checar as condições e necessidade. Precisam frequentemente de fraldas e mantimentos.

(11) 40241220

lar e creche maezinha.jpg

CRESCIMENTO LIMPO

ONG de acolhimento e transformação

Rua Santa Rita, 685 Centro

Presidente: Mark

Atuação: Oferece moradia temporária para moradores de rua usuários de entorpecentes.

Necessidades: doações para manutenção da casa de acolhimento.

Horta e Cozinha  CL CAFELÁ Rua Bahia, 49

Atuação: Cultivo de verduras com mão de obra dos moradores como forma de reinserção na sociedade.

(11) 24293834

Captura de Tela 2022-06-27 às 15.54.26.png

CURA

Cuidado Respeito e Amor

Endereço: Alameda das Laranjeiras, 195, Jardim Paraíso 2, Itu-SP

Atuação: Nasceu e atua em Itu desde 2010, começou como campanhas médicas gratuitas nas periferias, com médicos e equipes voluntarias, para dar um atendimento médico humanizado, também agregando estudantes das áreas de saúde para formar o olhar de compaixão e serviço às comunidades vulneráveis.

Dele nasceu o CURA Comunidade para atuar mais próximo às famílias, e sanar questões relativas à moradias precárias.

Necessidades: Alimentos, produtos médicos, material de construção e subsídio para fazerem visitas e as reformas nas residências assistidas. 

(11) 97517-1177

D11 ESCOLA DE CHEFES.jpg

D11 ESCOLA DE CHEFE

Entidade de inserção ao mercado de trabalho

https://d11brasil.com.br

 

Atuação: Por meio de uma capacitação profissional diferenciada na área da gastronomia, pretendemos despertar o sonho de cada jovem participante dos nossos programas sociais. Ensiná-lo a acreditar em si, fortalecer o protagonismo e ampliar o horizonte para moldar o seu projeto de vida. 

Necessidades: Subsídio para manterem os cursos. 

(11) (11) 96189-7733

ESCOLA DE CEGOS

Instituto Santa Luzia

R. Jasmim, 71 – Parque Industrial, Itu – SP, 13309-490 

Atuação: A Entidade atende deficientes visuais sem limite de idade, desde bebê até pessoas idosas nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Orientação e Mobilidade, Braille,Soroban, Informática, Natação (espaço externo) e oficinas de artesanato, culinária e música. Cada deficiente visual recebe atendimento de acordo com a sua idade e necessidade.

A Entidade possui registro no Conselho Municipal de Assistência Social, no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho do idoso e no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência(Compedi) e também o CEBAS (Certificado das Entidades Beneficentes de Assistência Social).

(11) (11) 99686-2265

FASAM

Familiares e Amigos da Saúde Mental

Rua Santa Rita, 1460 Centro, 13.300-065

Atuação: Referência regional em inclusão social e diversidade, a FASAM possui resultados expressivos em suas quatro principais áreas de trabalho: Administração Especializada em Terceiro Setor, Saúde Mental, Cultura e Educação Profissional. Na primeira, possui diversos títulos fundamentais que garantem a credibilidade do trabalho, entre eles: Declarada de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal registro do Conselho Nacional de Assistência Social. Além disso, a ONG é reconhecida pelos Conselhos Municipais nas seguintes áreas: Assistência Social, Pessoa com Deficiência, Saúde, Alimentação Escolar e Direitos da Criança e do Adolescente.

www.fasam.org.br

CNPJ: 67358374000154

(11) 240133113

FASAM ITU.jpg
projeto formiguinhas 18.41.49.jpeg

FORMIGUINHAS

OSC Formiguinhas Sem Fronteiras

R Doutor Mario Costa de Oliveira CEP. 13310-330. Bairro. Vila Santa Terezinha, ITU-SP.

Presidente: Luciane Gomes Maykot

Atuação: Grupo de voluntários que atuam em casos emergenciais.
Necessidades: todos os tipo de doações (mantimentos, roupas, produtos higiene, subsídio financeiro).

CNPJ 44524477000141

(11) 95491-4041

INSTITUTO HORSOUL

Equitação Terapêutica

Rodovia Marechal Rondon, km 115, Itu- SP

Presidente: Claudia Pocci

Atuação: Proporcionar a saúde mental e física, o desenvolvimento pessoal e social de pessoas com deficiência, dificuldades motoras, afetivas e cognitivas por meio da Equitação Terapêutica Sistêmica

(11) 96588-9720

joao de barro ong 2.jpg

JOÃO DE BARRO

ONG e Associação de Coleta e Cursos

Rua Convenção, 144 Vila Nova

Presidente: Diana Galvão Moreira

Site:   www.ongjoaodebarro.org.br

CNPJ: 10.305.988/0001-50

Atuação Principal:

1) Coleta de materiais (óleo de cozinha, recicláveis, roupas para bazar)  

2) Oferta de Cursos profissionalizantes a baixo custo

(11) 2429-5773   

(11) 9 9899-4922

projeto kairos luta.jpg

INSTITUTO KAIROS

OSCIP INSTITUTO KAIRÓS

Alameda das Graúnas , 460 - Jd. Paraíso
Itu - SP Cep: 13.302.120 
 

A atuação do Instituto se dá em todo o território nacional e internacional, em parceria com Fundação Bill& Melinda Gates na África desenvolvendo Projeto no setor da Agricultura, consolidando uma política de qualidade significativa na transformação e na inclusão social, tendo como foco o comprometimento, a responsabilidade, o respeito sempre ao ser humano.

Tem como missão: fomentar programas que visem buscar soluções para uma sociedade que necessita de mais comprometimento de todos nós, e proporcionar um caminho de inclusão social e afetiva e sustentável.

Necessidades: mantimentos para os lanches das crianças, subsídio para os cursos.

(11) 4022-7372

FAIXA NAO POSSO ME CALAR.jpeg

NAO POSSO ME CALAR

ONG NPMC

A atuação Esta organização sem fins lucrativos tem por objetivo o atendimento e acolhimento provisório e gratuito para mulheres, acompanhadas ou não de seus filhos menores, em situação de risco de morte ou ameaças em razão da violência doméstica e familiar, causadora de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral, na modalidade de ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL, conforme “Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais” Resolução nº 109, de 11 de Novembro de 2009.

Oferecemos nossos serviços a qualquer mulher e seus filhos vitimas de violência, sem distinção de credo político ou religioso, raça, nacionalidade, com abrangência municipal e regional.
CONSCIENTIZAÇÃO
Promoção de eventos, palestras e caminhadas pela paz, sempre em prol ao combate e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
CAPACITAÇÃO
Promoção de cursos para capacitação atendimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar

Necessidades: mantimentos para os lanches das crianças, subsídio para os cursos.

CNPJ: 29.505.837/0001-74

(11) 99181 8519

TECENDO INFÂNCIAs

Entidade Familiar

Sede: Av. Plaza 6, cj. 201, 13.302-100, Itu/SP

Diretora Executiva: Karina Tollara d'Alkimin

 

Atuação: Tecendo Infâncias é uma entidade de filantropia familiar, cujo foco de atuação é a promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Apoiam iniciativas (projetos/programas/políticas públicas) de OSCs e do poder público, que visam a redução da desigualdade na primeira infância na cidade de Itu.

CNPJ: 45.207.535/0001-76

(11) 4403-8100

tecendo infancias itu.jpg
PROJETOS INDEPENDENTES

Se você tem um projeto que tem relevância social para nossa região ou está inserido dentro de uma ótica de sustentabilidade, entre em contato conosco, assim podemos incluí-lo na plataform e divulgar seu trabalho para que possa ter visibilidade e aumentar suas chances de captação de recursos e parcerias.

anjos do resgate itu.jpg

ANJOS DO RESGATE

Grupo de Voluntários comprometidos com o recebimento e elaboração de refeições para moradores de rua. 

Ajude!

abraco-1036-689-3-branco.jpg

ABRAÇO SOCIAL

Portal de Informações e apoio a entidades. Ajude!

projeto multiplicar.png

PROJETO MULTIPLICAR

Grupo de Empresárias que beneficiam entidades com captação de recursos.

projeto que seja itu.jpg

projeto que seja

Grupo de pessoas que se mobilizam para arrecadar mantimentos, montar cestas básicas e distribuir mensalmente.

bottom of page